OS SISOS OU TERCEIROS MOLARES

Quem não tem sisos não tem o rosto definido. A face e as arcadas só ficam completas com a vinda dos sisos.Eles promovem o crescimento posterior e lateral da face ,criam seu próprio espaço e ,ao contrário do que é mal dito, não empurram os dentes para frente ou provocam o seu apinhamento.

Por que eles estariam na posição mais posterior, nem sempre nascem e, às vezes, incomodam provocando dor? Ocorre que estes elementos são desprezados ainda no aprendizado em algumas faculdades, tido como vilões que vem só para incomodar e que não tem nada de bom para oferecer.Esta é uma das razões porque mais de 90% dos dentistas tem a idéia e a indicação de extração. Dizemos que Deus é perfeito e assim também tudo o que ele criou, mas na prática isso não se verifica , seria Êle tão burro para fazer isso com o ser humano... descuidando dos sisos e dos pré-molares de sua criatura mais evoluida? Esta técnica mostra que ,se trabalharmos com a natureza e não contra ela, protegendo-a e respeitando-a,Deus se manifestará através dela e teremos o resultado: a naturalidade. O primeiro molar nasce aos seis anos de idade, o segundo , aos doze e os terceiros molares deveriam nascer aos dezoito. Por que isso não ocorre?Então vamos por partes. Se queremos fechar o elo de uma corrente utilizamos os dentes anteriores, mas se o metal for mais duro, utilizamos os dentes intermediários, os pré-molares, mas...se o metal for muito duro utilizaremos os dentes mais posteriores. O mesmo ocorre com o alimento,  macio cortamos com os dentes da frente e lançamos para a parte média da boca, para os prés molares e, se for mais consistente o lançamos para a parte mais posterior da boca, onde se encontram os músculos mastigatórios e os dentes de moagem.Agora lembramos que os sisos tem uma superfície menor do que os outros molares e a física nos explica que quanto maior a superfície menor a pressão.Simples , então os sisos estão aí,menores molares, para que tenhamos uma eficiente mastigação para alimentos duros.

Siso inferior direito está dentro do ramo ascendente da mandíbula e o do lado esquerdo impactado. Ambos estão condenados para a grande maioria dos dentistas e são ,encaminhados para cirurgia.REparem o que ocorre quando se extrai dentes . Os demais não se fecham , se inclinam, E,para ser natural, devemos recolocar estes dentes, artificialmente.

No momento em que conseguimos o espaço para a colocação do pré-molar o siso do mesmo lado erupcionou comprovando que ele, siso, cria seu próprio espaço derrubando a teoria de extrair um dente para dar espaço para outro. A natureza deve ser respeitada e é mais sábia do que o homem..

O mesmo ocorreu no outro lado: abriu-se o espaço , ocorreu a erupção do siso. Agora é só coloca-lo em posição na arcada e dar a mesma atenção ao pré, agora artificial, infelizmente.

Com a erupçao dos sisos temos as arcadas completas. É hora de colocar os dentes anteriores em ordem

Numa boca , que faltam dentes, não tem nada engraçado. O siso dificilmente erupciona naturalmente, embora possa ocorrer ,porque a natureza sempre vai tentar uma forma de se manifestar por inteiro. Só que na raça humana... nem sempre ocorre.

Outra vista do siso esquerdo. Este pacienta pode comer churrasco sem mede de sentir dor nesta região, onde são lançados todos os alimentos duros, os mais duros. Fácil imaginar a diferença entre moer com estes dentes ou sem eles.

Podemos observar o siso na posição esquerda da radiografia e a direita do cliente. Ele está impactado, para alguns dos dentistas ele não vai erupcionar e cumprir sua função na arcada dentária.

Colocando-se os demais dentes na posição, sem extrações , desgastes de dentes ou perda óssea, o siso erupciona como ocorreu aqui.

Siso impactado que promete não erupcionar. Mas, após a atuação dos aparelhos e exercícios orientados pelo profissional...

...temos a finalização que pode ser comprovada ser o mesmo caso pelos dentes vizinhos terem as mesmas restaurações e, o melhor crédito, terem as mesmas raízes, coisa difícil de se encontrar em duas pessoas diferentes. Nunca se extrai um siso. O trabalho dele é fundamental para o organismo.

Alguém disse , e se espalhou entre os dentistas, que o homem do futuro não terá incisivos laterais ,sisos e... o dedinho do pé porque este não toca mais o chão.Pela teoria da evolução se utilizarmos todos os dentes eles continuarão a surgir e lembro que enquanto os gaúchos estiverem comendo churrasco os sisos terão grande chance de estar presente por muitos anos. E ,quanto ao dedinho do pé, noto que ele ainda toca o chão e ajuda a caminhar. Então , feliz com meus botões, meus descendentes não vão se preocupar com ele e nem com os sisos pois churrasco faz parte do cardápio.

Já escutei muitas pessoas, que leram meus escritos na internet, dizendo que já extraíram os sisos e,quando comem algo consistente, sentem dores na gengiva atrás dos segundos molares. É o lugar dos sisos, é a resposta da natureza.Por que então os sisos não nascem aos 18 anos?

Porque as arcadas não estão na forma adequada ou os dentes estao desalinhados A forma da arcada é dada pela forma dos incisivos: incisivos quadrados = arcadas quadradas = rosto quadrado e  incisivos  ovais = arcada oval = rosto oval. O RB tem rosto triangular e as arcadas são triangulares embora tenha a forma dos incisivos quadrados ou ovais. Se mudarmos estas arcadas triangulares em quadradas ou ovais conseguiremos alterar a forma do rosto. Isto é conseguido com o uso de aparelhos ortopédicos móveis e a correta mastigação. Estes dois procedimentos mais ação da musculatura, que agradece,são os que vão colocar as arcadas e os dentes nos seus lugares. Jamais extraia um dente para dar lugar a outro. Podes não saber mas a natureza sabe e vai cobrar muito caro por isso.

 

Entre as melhores vantagens destes aparelhos está a de remover para comer e fazer  uma ótima higienização, e comer todos os tipos de alimentos pois os mais consistentes movimentarão os músculos de forma diferente dos alimentos mais leves.Aqui a natureza estará trabalhando conosco porque, neste tratamento com aparelhos móveis, os dentes estão livres para que ela tenha condições de se manifestar.Retornando ao raciocínio... Não esperemos que os sisos apareçam numa boca pequena , sem espaço para a língua (abra a boca na frente do espelho e olhe se a língua fica certinha dentro dos limites da arcada ou se ela fica com a impressão dos dentes nas laterais, se entorta ou encurta)e dentes desalinhados. Agora, trabalhe esta arcada movimentando os dentes para os seus locais sobre ela que já toma uma forma mais adequada e verás que os sisos aparecerão. Isso ocorreu com pacientes com 13 anos ,14 ou mais. Os sisos erupcionam quando se necessita deles. Surgem a qualquer momento se dermos a eles a possibilidade de surgirem nas arcadas.Deus se manifeste através da natureza. Então dê oportunidade a ela para se manifestar com algo natural como um tratamento natural.Lembro da história da evolução que animais subiram as árvores e desenvolveram ganchos nas patas e rabos mais fortes, enquanto os demais, que no solo permaneceram, continuaram com seus corpos quase que originais. Só que os sisos estão aí, só precisamos aproveitá-los.

Rua Vidal Ramos, 53 Sala 801 - Florianopolis - SC Bairro  Centro (48) 3224-7264

Numa boca , que faltam dentes, não tem nada engraçado. O siso dificilmente erupciona naturalmente, embora possa ocorrer ,porque a natureza sempre vai tentar uma forma de se manifestar por inteiro. Só que na raça humana... nem sempre ocorre.